Dicas

Dicas da WEB

Aqui postaremos as dicas que acharmos interessantes, muitas já recolhidas na WEB, as quais temos muito a agradecer, de lugares, restaurantes, aluguel de carro, hotéis e todo o tipo de diversão que iremos ter na Itália.


Celular do Brasil na Itália...

Para comprar um SIM Card na Itália, é necessário apresentar o passaporte. Sem ele, não rola. Há quatro opções de operadora:
a WIND ,
a TIM,  

TRE e  
Vodafone  ... dicas de Márcio Guilherme , que morou em Roma, indica a WIND.


O SIM Card pré-pago (carta prepagata) na Itália custa de 5 a 10 euros e pode ser comprado em diversas lojas pela cidade, inclusive em tabacarias. Os cartões de recarga (ricarica) idem. Mas, se você não fala italiano, o ideal é que vá a uma loja em área turística (como o aeroporto), pra poder se comunicar em inglês.
A internet já vem ativada e funciona em 3G.

Roaming internacional é sinônimo de gasto alto de celular ...

Tem outra opção muito mais barata para quem vai a Itália. Na minha opinião vale até para quem vai ficar uma semana. Compre um chip da Wind (eles chamam de Sim Card). 


Custa 10 euros e depois compre um cartão de 5 euros da Welcome! É um cartão que você usa para falar de telefones públicos para o Brasil.


Se você ligar com ele de seu celular Wind você terá muitos minutos (eu me lembro que nun cartão novo dá uns 500, 600 para ligar para fixo).


Então você ligará à vontade para um fixo ou até mesmo celular e gastará menos, pois digitando *123# você acompanha o saldo dos créditos e recarrega igual fazemos aqui, em inúmeros pontos de venda.

Fica a dica que me ajudou muito quando estava lá. Até já pedi a uma amiga para recarregar meu Wind pois pretendo chegar lá com meu número ativo.

Ele pega aqui no Brasil também (não é exatamente uma informação útil mas diferentemente das nossas operadoras, funciona em qualquer lugar mesmo).



                        ROMA      VENEZA        FLORENÇA      MILÃO

Quase o ano todo para entrar nos Museus Vaticanos (onde se encontra a Capela Sistina) existem filas, mas nem sempre elas são gigantes.A melhor opção seria comprar o bilhete antecipadamente pelo site do Vaticano.Você paga 4 euros a mais (19 euros no total) e pode entrar direto.

Para os outros monumentos, se você tiver o Roma Pass (ele não vale para o Vaticano), pode entrar diretamente somente nos primeiros dois visitados. A partir do terceiro, terá de pegar fila para comprar o bilhete com desconto que você tem direito por ser portador do passe.


Se não quiser comprar o Roma Pass, uma dica para entrar no Coliseu sem pegar fila (geralmente as filas dele também são longas) é comprar o bilhete e entrar pelo Palatino (o bilhete do Coliseu vale também para o Palatino e para o Foro Romano), conhecer o Foro Romano (nem precisa sair do Palatino para entrar no Foro) e depois sair e entrar no Coliseu diretamente sem pegar a fila (você vai ter que pegar fila somente para passar no detector de metais, depois pode ir direto lá no fundo que você vai ver a roleta. Passe o bilhete que usou no Palatino e tudo certo!


Nos outros monumentos não existe muita fila.


Do Termini para o centro o melhor é pegar o metrô, mas se você gosta de caminhar dá para ir a pé. São uns 2 km até o Foro Romano, por exemplo


Eu acho que pra quem quer simplesmente conhecer, 3 dias em Veneza bastam.
Eu diria um para conhecer a cidade e comprinhas, um para os museus e as igrejas, um para ir a Murano, Burano, talvez Lido, as ilhas mais afastadas.
Como economia é o meu forte a primeira dica que dou é: compre os passes.
Existe um passe em Veneza que custa 33 euros por dia para o vaporetto, caro mas valido pois usa-se muito, mas existe algo melhor ainda, os passes turisticos que incluem Museus dentre outras vantagens.

O primeiro que vi foi o
Hello Venezia, que custa a bagatela de 73 euros e inclui todos os museus de graça, transporte à vontade por 72 horas , "todas as igrejas", 2 tickets diarios para banheiro e mapinha. Carinho mas, a principio, parece razoavel.

Ate o momento em que vc fuça o site e encontra link para outro site, o
Venice Connected, onde vc acha um pacote bem parecido: 72 horas de transporte a vontade (onibus + vaporetto), museus, acesso gratuito à internet wi-fii e tickets para toillete, com a vantagem que voce MONTA o seu KIT.
O pulo do gato? E muito mais barato!!

Comprando com antecedencia de pelo menos 15 dias em relaçao a data de sua chegada voce obtem descontos no passe, no valor do transporte e dos museus. As igrejas tem acesso gratuito, voce so paga se quiser subir nas torres, nas cupulas ou visitar o underground. Boring.

O ticket de banheiro e valido, pois banheiro publico e pago e custa 1.50 euro CADA ida ao banheiro, enquanto pelo site, antecipado, vc paga 1 euro por dois passes diarios.

TRANSFER ALILAGUNA: E um barco mais rapido, tipo um catamara que te leva do aerporto ate veneza. Besteira, custa 25 euros, leva uma hora e com o ticket de transporte vc vai de graça, sem pagar extra em igual tempo.

MUSEUS: Os unicos museus que realmente interessam sao o da Praça de Sao Marcos, tres deles integrados e o principal, Palazzo Ducale. O bilhete que pega TODOS os museus custa 16 euros, o que pega somente os da Praça Sao Marcos custa 13 euros e, se vc optar por um ticket que te da acesso somente de tarde vc paga 11 euros.

Eu vi os museus acima citados em uma tarde. Da e sobra, estao longe de ser o Louvre e da para curtir com calma e com 5 euros vc faz bastante coisa vai por mim! :)

Como sou gastadeira fiz o pacote que incluia transporte, o bilhete para todos os museus e o ticket semanal de banheiro que custava 5 euros e paguei, ao todo R$ 45,75 euros, quase 30 euros a menos que aquele outro. Se tivesse pego o ticket vespertino e pego o banheiro apenas para 3 dias teria economizado 7 euros... snif!!

Detalhe: todos os museus e restaurantes tem banheiros BONS, logo, vc nao usa tanto os da rua.

Eu fiquei com 4 tickets sobrando e distribui para colegas.

Pra quem gosta de compras:

1) Se vc quer comprar camisetas, casacos de moleton etc, segura a onde se voce pretende ir a Florença: na Piazza Michelangelo é bem mais em conta: paguei 5 euros em camisetas que custavam entre 9 e 12 euros em Veneza e 10 EUROS num moleton universitario que custava 27 euros em Veneza... sabe o I love Venezia? Pois é...

2) Mascaras: impossivel levar uma so!! Aquelas menorzinhas com guizos, de por na parede custam em media 8 euros e vendem nos ambulantes no meio da rua. mas eles nao sao camelos nao, sao registrados e emitem ticket! E o melhor lugar pra comprar, e alguns fazem 3 por R$ 20 euros, eu barganhei, como sempre... Veneza costuma ser cara mas fora de La cheguei a ver as mesmas por 15 euros! Comerciantes nao gostam de barganhar.

3) Comida: Veneza nao e tao cara quanto eu achava. na beira do Rialto jantei em restaurantes que pediam 15 euros por um Menu Turistico com 3 pratos, mas se vc andar pelas ruelas pode achar coisas incriveis. A melhor pizza da minha vida foi uma delas. E olha que era daquelas de tabuleiro que o cara da uma aquecidinha na hora. Desmancha na boca...

4) Medalha de Murano: pode comprar em Veneza mesmo, em Murano muitas vezes eles metem as maos... a mediana custa uns 8 euros.

Caso va visitar Burano, vale a pena, a ilha e linda, casas coloridas, mas e mais um lugarzinho pra sentar, comer, fazer comprinhas, nada de artistico. Mas va cedo, nao demore, pois e uma hora de Vaporetto ate Veneza de volta.

          
          Vamos falar a verdade: que outro complexo urbano do mundo consegue manter a unidade mesmo estando espalhado por 118 ilhotas banhadas por pequenos canais, e com mais de 400 pontes? E que outro lugar ostenta tantas obras-primas da arquitetura e da arte em tão pouco espaço?

           A geografia labiríntica de Veneza – cuidado mesmo para não se perder! – surgiu durante as invasões bárbaras, intensificadas nos séculos 5 e 6, quando habitantes de povoados do Vêneto e de regiões vizinhas eram forçados a fugir para onde desse, inclusive para essas pequenas ilhas.

          Novas comunidades insulares foram se formando, e por volta do século 10 Veneza já era uma força comercial que se espalhara pelo Mediterrâneo, conquistando territórios que se estenderam até a Grécia.

         Tal poder propiciou também o desenvolvimento cultural e arquitetônico da cidade, que se transformaria em perfeito museu ao ar livre, romântico em um nível quase inimaginável e que atrai a visita de multidões de turistas a cada ano. Sobretudo no verão, é difícil escapar de filas ou congestionamento de pedestres entre os bequinhos, praças e vielas repartidos pelos seis sestieri (distritos) da cidade.

         A Piazza San Marco, o Canal Grande, a Ponte Rialto são disputados por muitos o ano todo. Mesmo lotada, porém, Veneza é inesquecível.

COMO CIRCULAR


         A melhor forma de conhecer Veneza é a pé. Portanto, esteja em boa forma física para enfrentar as ruelas e canais da cidade. Uma forma fundamental de transporte público são o vaporetto, uma espécie de ônibus-barco. A linha mais importante é a de número 1 (que percorre todo Grand Canal).

        Se for conhecer os distritos de Torcello, Murano e Burano, utilize as linhas LN, 41 e 42 que partem da Fondamente Nuove, em Cannaregio, ao norte da estação ferroviária. Os tíquetes são vendidos em máquinas automáticas ou dentro dos próprios veículos.

        Se fizer várias viagens e seu hotel não oferecer serviço de traslado, vale a pena pensar em adquirir bilhetes válidos para 12, 24, 48 e 72 horas.
Uma opção bem mais cara, mas rápida e conveniente, são os táxis aquáticos, que vão direto ao aeroporto.

Para atravessar o Grand Canal nas áreas longe das poucas pontes disponíveis, utilize o traghetto, uma gôndola pública. Custa apenas alguns poucos centavos de euro e o embarque e desembarque é feito em píeres demarcados.

O QUE FAZER


       Veneza é um labirinto de pequenos e grandes canais espalhados pela laguna no nordeste da Itália. Aqui você encontrará grandes museus como o Accademia, o Ca'Rezzonico, o Peggy Guggenheim ou o Punta della Dogana.

       O destaque, porém, está mesmo no entorno da Piazza San Marco, com sua magnífica basílica, o farol-campanário e o Palazzo Ducale, o elegante edifício dos poderosos doges da República Veneziana.

      Não perca também bons passeios a pé em Dorsoduro, Murano, Burano e na pequena San Giorgio Maggiore. Ah, e claro, um passeio de gôndola.

ONDE FICAR


Quartos em Veneza são bem caros. Mas tenha optado por uma simples pensão ou um palacete, leve em consideração como chegar até lá.

       Os melhores estabelecimentos disponibilizam embarcações que farão a ponte entre a estação ferroviária, o estacionamento ou o aeroporto. Para os menos afortunados, vale a pena considerar ficar em um dos muitos hotéis no entorno da estação ferroviária, nos bairros de Santa Croce e Cannareggio.
        Isso evitará andar com bagagem para lá e para cá, embarcando e desembarcando dos vaporettos.

O QUE COMER

        Você quer um lanchinho rápido, como pizza al taglio ou cicchetos, as tapas italianas? Veneza tem. Quer um jantar estrelado, com cozinha séria, serviço impecável e paisagem deslumbrante?
        Também tem. Basta um sorvete ou um simples expresso? Vai achar por toda cidade. O único senão será o preço.
       A cidade cobra caro de seus turistas, com valores exorbitantes.

      Casas como o Harry's Bar e o Caffè Florian são famosos por oferecer receitas impecáveis como carpaccio, bellini e chocolate quente, mas quando a conta chega, muitos turistas sentem-se explorados.
       Seja como for, não deixe de experimentar receitas clássicas do Vêneto, como os risotos risi e bisi e nero (negro, na tinta de sépia), o sarde in saor (escabeche de sardinha) e o chamativo antipasti veneziano, que traz azeitonas, anchovas marinadas e outros frutos do mar como o caranguejo granceola.
       E lembre-se que aqui no norte o arroz e a polenta sobressaem-se sobre as massas.

      Hotéis em Veneza – e outras hospedagens como pousadas, albergues (hostels), spas e flats.

Quartos em Veneza são bem caros. Mas tenha optado por uma simples pensão ou um palacete, leve em consideração como chegar até lá. 

Os melhores estabelecimentos disponibilizam embarcações que farão a ponte entre a estação ferroviária, o estacionamento ou o aeroporto.

        Para os menos afortunados, vale a pena considerar ficar em um dos muitos hotéis no entorno da estação ferroviária, nos bairros de Santa Croce e Cannareggio. Isso evitará andar com bagagem para lá e para cá, embarcando e desembarcando dos vaporettos.

Cuidado redobrado para o alto assédio a turistas por parte de 'facilitadores' que trabalham próximos à estação ferroviária.

Apesar de muitos trabalharem para hospedagens idôneas, o resultado é imprevisível.

Agora vou indo. Proxima parada, Florença!

Arrivederci!

F L O R E N Ç A - D U O M O    

Catedral  de  Santa  Maria  dei  Fiore  
          
  A igreja revestida com mármore verde, rosa e branco, o Duomo, levou quase 2 séculos para ser construída, é um dos principais cartões postais de Firenze. 
É a 4ª maior catedral do mundo, esplendorosa! A visita é imperdível para apreciar obras primas da arte renascentista, como Zuccari, Donatello, Uccello e Ghiberti. Lá de cima a vista é um show! Não perca  o Museu do Duomo onde estão utensílios utilizados em sua construção. Aberta das 10 às17h. Grátis. (Piazza Duomo, 17)

C A M PA N I L E di Giotto                      
     
  Projetada por Giotto, constitui a torre do sinos, uma construção à parte, bem ao lado da igreja. Aberto da 10 às 19:30 h. Ingressos: € 3,00. (Entrada pela porta do lado norte) Site Oficial

B A T T I S T E R O             
     
  A função do batistério era curiosa. Como pagãos não podiam entrar nas igrejas, nem para serem batizados, eles precisavam ser batizados em outro local, e para isto foi especialmente construído o Batistério. Não deixe de apreciar, na entrada, suas portas de bronze, maravilhoso trabalho de Ghiberti, discípulo de Michelangelo. Criadas entre 1424 e 1452 " As Portas do Paraíso"  representam um dos mais belos trabalhos de arte do período renascentista.

P I A Z Z A      D E L L A     S I G N O R I A        
 
É a principal praça de Firenze, onde há seculos acontecem os eventos mais importantes da cidade. É um museu ao ar livre cercada por  esculturas como o Perseu de Cellini e o Rapto das Sabinas, de Giambologna, a cópia de David, o verdadeiro está na Academia. Ponto de encontro, vive lotada de turistas!

P O N T E     V E C C H I O                         
 
  Linda, fechada e você pode atravessá-la para conhecer as lojinhas de prata e ouro. Construída em 1345, servia de passagem para a família Médici atravessar o rio, sem ter que se misturar com o povo. É a  única ponte da cidade a escapar da destruição na 2a Guerra. 

G A L E R I A     D E G L I     U F F I Z I         

  O museu foi construído em 1560 a pedido de Cosimo I de Médici e abriga enorme acervo de esculturas, quadros, peças de porcelana, preciosidades como a "Madonna del Cardellino", de Rafael, os enormes e maravilhosas telas de Boticelli, como Nascimento de Vênus (foto) e "Anunciação da Primavera", entre outros... imperdível!!  De 3ª à dom das 8:15 às 18:50h. Ingressos: € 6,50 e € 3,25 (Piazzale degli Uffizi, 6)

G A L L E R I A     D E L L A      A C A D E M I A        

Famosa pela gigante escultura de Davi, de Michelângelo, que antes ficava na Piazza della Signoria, e devido à condições atmosféricas foi transferida para a Academia. (Começa a ser conhecida como "Museu di Michelangelo"). Foi fundada em 1563 com grande acervo de arte sacra, esplêndida coleção da família Médici, esculturas fiorentinas do Quattrcento e Cinquecento, etc.  De 3ª `a dom das 8:15 às 18:50h.(Via Ricasoli 60) 

C O N V E N T O    D I    S A N    M A R C O         
 
  Cosimo il Vecchio encomendou a Michelozzo que o convento fosse reconstruído e ampliado. Lá é possível admirar os lindos afrescos que Beato Angelico havia feito para decorar as celas dos frades.
M U S E O     D E L L´ O P E R A     900 metros   
  O museu foi fundado em 1226, onde é possível encontrar os originais das estátuas que antigamente estavam nas fachadas do Duomo, Campanário e Batistério, que foram retiradas para restauração e conservação como os vitrais de Paolo Ucello.  Aproveite para curtir a Pietà de Michelangelo, que de tão perfeita parece viver. Aberto de 2ª `a sáb. das 9 às 19:30 h. (Via della Canonica, 1)

S A N T A     C R O C E            
    
Esta igreja guarda 276 sepulturas de nomes imortais das artes, como Michelangelo, Ghiberti, Machiavelli,e Galileo, só para citar alguns. A própria igreja tem suas capelas projetadas por Giotto, Della Robbia e Brunelleschi. Aberta de 2ª à sáb. das 9:30 às 17:30h e dom. das 13 às 17:30h. (Piazza Santa Croce, 16)

P A L L A Z O     P I T T I          

Antiga residência dos Medici, projeto grandioso de Brunelleschi, com exemplos obra arquitetônica do Renascimento. Foi construído por  Luca Pitt, banqueiro, que queria superar o poder dos Medici para ostentar toda sua fortuna. Por ironia, os Medici depois acabaram comprando-no, já que os Pitti que  estiveram à beira da falência... Em 1550 o Palazzo Pitti tornou-se a residência dos Médici. Hoje são museus, (Galleria Palatina, Muso degli Argenti, Galleria d´Arte Moderna, com acervos esplêndidos  de muita beleza riqueza para apreciar! Ingressos € 8,50 e € 4,25. Horário: 3ª/ Dom 8:15-18:50 .

G A L L E R I A       P A L A T I N A
            
A galeria do Palácio Pitti é uma das mais importantes pinacotecas da Itália, com acervos dos Médici e Lorena. Com maravilhosas obras do séc. XVI de Boticelli, Rafael, Filippo Lippi, etc. A visita aos Apartamenti Reali é imperdível! Aberto de 3ª à dom. das  8:15 às 18:50h. Ingressos: € 8,50 e € 4,25. (Piazza Pitti 1)
        

A P P A R T A M E N T I       R E A L I   
      
A visita aos Apartamentos Reais é imperdível! Viaje no tempo dos Médicis, imagine como era viver lá...sensacionais e preciosos aposentos! Aberto de 3ª à dom. das  8:15 às 18:50h. Ingressos: € 8,50 e € 4,25. (Piazza Pitti 1)

G I A R D I N O     D I     B O B O L I            

  Maravilhosos jardins a perder de vista....suuuper bem cuidados! Foram projetados pelos Medici, depois da compra do Palazzo Pitti e abertos à visitação em 1766. Delicioso para um pic-nic com paninis e um belo vinho nacional... Horários: 8.15-16.30 de Nov. a Fev. / 8.15-17.30 Março/8.15-18.30 Abril., Maio, Set. e Out./ 8.15-19.30 Junho, Julho, Agosto. Ingresso: (comprende Giardino di Boboli, Giardino Bardini, Museo degli Argenti, Museo delle Porcellane e Galleria del Costume): € 6,00 (Piazza Pitti, 1)

G A L L E R I A      D E I     C O S T U M E     
    
Com coleções do séc. XVIII para viajar no mundo da moda.Horários: 8:15-16:30 de Nov. a Fev. / 8:15-17:30 Março/8:15-18:30 Abril., Maio, Set. e Out./ 8:15-19:30 Junho, Julho, Agosto. Ingresso: (comprende Giardino di Boboli, Giardino Bardini, Museo degli Argenti, Museo delle Porcellane e Galleria del Costume): € 6,00 (Piazza Pitti, 1)

 B A S I L I C A     S A N T A   M A R I A     N O V E L L A      

Com três monumentais claustros e os Cappellone degli Spagnoli, possue obras de arte por artistas tais Paolo Uccello, Andrea di Bonaiuti, Orcagna e de Bronzino.Aberta das 9 às14 h e fecha às 6ªs feiras. Fechada dia 1/1, Páscoa, 15/8, 25/12.(Piazza Santa Maria novella, 1, centro storico) 

 M U S E O    D E G L I    A R G E N T I    D I    P A L L A Z O   P I T T I                 

No andar térreo do Palazzo Pitti com belos afrescos, e grande acervo em prata com marfim, pedras, etc. Horários: 8.15-16.30 de Nov. a Fev. / 8.15-17.30 Março/8.15-18.30 Abril., Maio, Set. e Out./ 8.15-19.30 Junho, Julho, Agosto. Ingresso: (comprende Giardino di Boboli, Giardino Bardini, Museo degli Argenti, Museo delle Porcellane e Galleria del Costume): € 6,00 (Piazza Pitti, 1)      

C A S A     B U O N A R R O T I      

Antiga residência de Michelângelo, (seu sobrenome era Buonarroti) onde você pode admirar seus lindos desenhos, esculturas, preciosidades e pinturas, assim como a coleçaõ de obras do séc.XVI de sua  família. Super interessante ver o vagão usado em 1873 para transportar o David para a Academia!.. .Aberto das 9:30 às 15h.  (Via Ghibellina 70)     
    
 H O R N E     M U S E U  
     
Herbert Percy Horne foi um inglês que morou em Florença em 1916 e por ser grande colecionador acabou doando suas obras à uma fundação. É charmoso e calmo. Aberto das 9 às 13, de 2ª à sáb. Ingressos 3 a 5 euros.(Via dei Benci 6)

P I A Z Z A L E     M I C H E L A N G E L O      
 
Vale  apena ir até lá e tirar mil fotos! A da Piazzale Michelangelo que se tem de Firenze é de perder o fôlego!

M U S E U      F E R R A G A M O    
 
Você não precisa ser louco por moda, mas o museu é bem interessante com 10.000 pares de sapatos! Num palazzo medieval perto da Ponte Vecchio, o Museu Ferragamo é uma instituição, dedicado à  arte de fazer sapatos para Audrey Hepburn, Greta Garbo, etc. Grátis, mas só com hora marcada pelo tel. 055 3360456 (Via Tornabuoni 2)

F I R E N Z E  G E L A T O    F E S T I V A L  
   
Firenze se transforma na capital mundial do sorvete, uma gelateria a céu aberto! Os melhores sorvetes do mundo, made in Italy nos mais diversos sabores... mamma mia! Piazza Santíssima Annunziata transformada na Villagio del Gelato Artigianali, com os grandes mestres de toda Itália! Este ano acontecerá de 23 a 27/ 2012. 

P A L A Z Z O     S T R O Z Z I    
  
Um dos símbolos da bela arquitectura renascentista, teve sua construção iniciada final do século XV sob a orientação de Simone del Pollaiolo, os chamados "Il Cronaca" e  teve a construção redecorados pelo arquiteto Pietro Berti. (Piazza Strozzi)

G A B I N E T T O    V I S S I E U X    

O Gabinete Viesseux  é uma rica biblioteca do Instituto Nacional de Estudos da Renascença  aonde são exibidas importantes exposições. Localiza-se no Palazzo Strozi. (Piazza Strozzi, Tel. 055288342) Site Oficial

P A L A Z Z O     D A V A M Z A T I  
    
Construído no séc. XIV, pertencia à família Davanzati até 1838, quando foi posteriormente dividido e sofreu grandes mudanças. Foi comprado pelo governo italiano em 1951 e completamente remodelado. O aspecto mais importante do edifício é sua  arquitetura; único exemplo de uma residência civil séc. XIV. Além do mobiliário, o museu contém vários objetos, incluindo uma importante coleção  italiana e estrangeira de rendas e bordados. Aberto de 2ª à dom. das 10:15 às 13:50h.(Via di Porta Rossa 13)

 R E S T A U R A N T E S   e   comidinhas


- Tratoria Ântica Fattore (055288975)

- Ristorante Paoli, na Via dei Tavolini 12R, Tel  055216215;

- Cibreo Ristorante muito bom;

- Comer Trattoria Mario, Sant'agostino 23

- Enoteca Pinchiorri (muito bom)

- Lerici Restaurante Ciccilo a maré (0187968191)

- Trattoria Angiolino, na Via  de Sto Spirito 36;

- Il Francescano Coco Lezione 055287178

- Restaurante: I Quatri Amici – peixe (vale a pena)

  Acqua Cotta - (Via dei Pilastri 51)

  Alle Murate -  Jantar no Alle Murate, que fica no Palazzo dell'Arte dei Giudici e Notai, com afrescos do séc. XIII  pode ser uma experência incrível, reunindo duas paixões dos italianos: arte e boa mesa! (Via del Proconsolo, 16R)

  Antico Noe - Popular entre os estudantes que vão atrás de deliciosos paninis ( Volta di San Piero 6r, Santa Croce)

  Acqua al 2 -  (Via dell Vigna Vecchia, 40)

  Belle Donne - (Via delle Belle Donne 16)

  Coco Lezzone-    (Via del Parioncino 26r) 

  Danny Rock - Para matar as saudades de cheeseburger... baratinho, sem compromisso. Pode ser interessante para os baixinhos. (Via de' Pandolfini 13r)  La Via dell Acqua - Este novo restaurante é dos mesmos donos do Acqua al 2, e  a especialidade é de pescados e frutos do mar. Tel.  39 055 29 0748(Via dell Acqua, 2)

  Gelateria Pasticceria Badiani - Viale Dei Mille,20/R

  Gelateria Perché No- Hum,delícias desde 1939 (Via Dei Tavolini, 19/R)

  Grom - Sorvete de Marron Glacé, orgânico, mais -que-perfeito! Mil sabores especiais como chocolate da Venezuela, Equador, Crema di 

Grom, etc. (Via del Campanile)
   Procacci -  Fundada em 1885 é uma das mais antigas lojas de 

Florença, com jeito de empório, cheia de delícias. Sob o aroma de trufas você pode saborear paninis trufados e vinhos selecionados. (Via Tornabuoni, 64/ra)


   Ristoranti Enoteca Pinchiorri -  Culinária  criativa e moderna ganhou 3 * no guia Michelin! Peça para sentar no pátio, já que a decoração interna é muito rosa. A carta de vinhos nem é preciso comentar como é completa! (Via Ghibellina 8)

   San Michele-Em um antigo mosteiro do séc. XV jantar no terraço com vista para Firenze, é tudo de bom! O restaurante fica no hotel Villa San Michele, que é maravlihoso! (Via Doccia 4 - I , em Fiesole, pertinho de Firenze)

  La Boutique del Cioccolato - Tortas  e  mil doces  deliciosos em formatos de  obras de arte, instrumentos musicais, animais de chocolate!(Via Maragliano 12)

  Le Volpi e L´Uva - Que tal um Prosecco ou  Brunello di Montalcino e focaccias? Um brinde à Toscana! (Piazza dei Rossi 1)

  McDonald´s - Tem certeza que quer desperdiçar seu precioso tempo na Itália? Para os loucos por fast-food...( Viale Talenti dentro da loja UPIM Via Cavour 61)

  Osteria di Passignano -  Ganhou em 2007 1 * no guia Michelin. (Via Passignano 33 - Loc. Badia a Passignano, Tavarnelle Val di Pesa)  

  Pasticceria Luca - vencedora do campeonato italiano de artesãos de chocolate, com obras e delícias impossíveis de descrever. (Via Lazzerini 2)

  Trattoria del Trebbio - Com uma ótima carta de vinhos é uma típica trattoria toscana, aonde você pode apreciar steak à fiorentina e deliciosas pastas. No verão é gostoso sentar lá fora. (Via delle Belle Donne, 47/49R, perto da Piazza Santa Maria Novella )

  Vivoli Piero Il Gelato - Da família Vivolo desde 1930 (Via Isola Delle Stinche, 7/R)

C O M P R A S         
F  I  R  E  N  Z  E    e   arredores...

Imperdível é fazer um tour pelos outlets nos arredores de Florença !

Para começar 1h30 no outlet da Prada... quer mais? 

Depois...Agnona, Alexander McQueen, Armani Jeans, Balenciaga, Bottega Veneta, Burberry, Emanuel Ungaro, Ermenegildo Zegna, Fendi, Giorgio Armani, Gucci, Hogan,  La Perla, Loro Piana, Marni, Pucci, Salvatore Ferragamo, Sergio Rossi, Stella McCartney, Tod's, Valentino, Yohji Yamamoto e Yves Saint Laurent, ufa!  

Agende aqui um tour pelo outlet da  Prada

Antica Officina del Farmacista Dr. Vranjes - Talvez você já conheça da Takashimaya de NY, o lugar é o máximo, onde você encontra aromas para casa e perumes para o corpo com fragrancias inspiradas no Mediterraneo, etc. (Via S. Gallo, 63/R )

Bottega Veneta - Via Degli Strozzi, 6

Cartier - Via Tornabuoni, 40 / R

Celine - Via de' Tornabuoni 24/26/28r  

Conte of Florence - Para os apaixonados por golf, vela, ski, as roupas clássicas e certas! (Via di Limite, 170)

Cotton Belt - jeans legais!  (Via Provinciale Lucchese, 181)

Dolce & Gabanna -  Località Santa Maria Maddelena, Pian dell' Isola

Coin - Loja de departamentos (Via Dei Calzaiuoli, 56/r)

Gucci -  Via Roma 32r 
 
Escada - Via Strozzi 32/r   

Hermés - Piazza degli Antinori, 6/R  

Ivv, La  Casa della Cose di Vetro-Peças liiindas de vidro, para mesa, decoração, copos de vinho, etc  (Lungarno Guido Reni, 60, San Giovanni Valdarno (Ar )Tipo 30 minutos de Firenze

La Rinascente - Piazza dell Repubblica
Miu Miu - Via Roma, 8 

Prada- Seu estilo moderno e arrojado faz o maior sucesso! Sapatos, bolsas lindas, roupas de corte perfeito , até...perfume! (Via Tuornaboni 53 /r)

Sax -   Para quem procura botas perfeitas para sempre, para elas, eles e os filhotes! (Via della Querciola, 4, Fucecchio

Santa Maria Novella -L'Officina Profumo Farmaceutica di Santa Maria Novella é uma das mais antigas farmácias do mundo! Criada em meados séc. XIII pelos frades Dominicanos em 1612. Na esquina da linda capela de Santa Maria Novella você encontra preciosidades em fragrâncias e fabrica até hoje elixires de antigas receitas. ( Via della Scala 16) Site Oficial     

O  U  T  L  E  T  S         

 Botteguccia Richard Ginori - Vai que você resolve se casar..Louças maravilhosas desde 1735! Viale Giulio Cesare, 19, Sesto Fiorentino (Fi)



Dolce & Gabanna -  Apenas 40 min. de Firenze, aberto de 2ª `a sáb. das 9 às 18hs. (Via S.Maddalena 49) S.Maddalena

Fendi  - 2ª à  sáb. das 10 às19h e dom. das  15 às19h. Pegue um trem de Firenze até  estação Rignano, aí pegue um taxi até o outlet. Se for de carro também é tipo 30 min. de Firenze. (Via Pian dell'Isola 66/133, Rignano)



Fidenza Village Outlet Shopping - Bikkembergs, D&G,  Puma, Acquafredda, Camper, Frette, Gerry, Saldarini, Versace...
Bom que tem Internet wireless para os maridos enquanto esperam 

Roberto Cavalli Outlet - Via Volturno 3 (Interno 3) Osmannoro-Sesto Fiorentino , Firenze. Aberto de 2ª à sáb. das 10 às 19h.



Outlet Firenze - Gucci, Valentino, Tod´s, Giorgio Armani, etc. Aberto de 2ª à sáb. das 10 às 19h. e domingo das 15 às 19h. (Via Europa 8,  Leccio-Reggello em Firenze)



Prada-Space Outlet - Paraíso! (SS69, Loc. Levanella,  Montevarchi, Arezzo). Aberto de 2ª à 6ª das 10 às 19h. Sábados das 9:30 às 19:30 e domingo das 14 às 19:30h.



The Mall - Marcas como: Agnona,Bottega Veneta, Emmanuel Ungaro, Ermenegildo Zegna, Fendi, Giorgio Armani, Gucci, Hogan, La Perla, Loro Piana, Salvatore Ferragamo, Sergio Rossi Tod's, Valentino, Yves Saint Laurent, etc. 

Apenas 30 minutos de Firenze. Das 10 às19 h e aos dom. das 15 às 19hs. (Via Europa 8 Leccio, Reggello) 

Valdichiana Outlet Village - 

Marcas como: 


Ascot sport, Asics, Basile, Bialetti, Sisley, Botticelli, Cè Bassetti, Dolomite, Gai Mattiolo, Casanova, Kappa, Kiko, Lindt, Mario Cerutti, Pienza, Parah, Superga, UnoAerre, Versace Couture, etc..
 (Via Enzo Ferrari, 5-   Forano della Chiana , entre Siena e Arezzo Site Oficial Victoria Outlet - Mais longinho, tipo 2 hs de Florença...

Marcas como Prada, Miu-Miu, Helmut Lang, Fendi, Jil Sander, etc. De 2ª à dom. das 14 às 20h. (Via Variante Aurelia, 96 Sarzana)


M e r c a d o s     

  

Mercato Central - O Mercado Central é uma grande estrutura de ferro de 1870, localiza-se no centro de Firenze no quarteirão da Santa Croce. Animado, colorido, cheio de frutas e verduras frescas, queijos incríveis, salames, prosciuttos fresquinhos para se fazer  belos paninis! (Piazza Ghiberti) 



Mercato del Porcellino - Mercado del Porcelino, é tipo o mercado modelo de Salvador, ao ar livre, onde se vende produtos de couro, montes de casacos, carteiras, souvenirs, etc . Todo mundo quer passar a mão na escultura de bronze do javali para dar sorte, por isso seu focinho brilha tanto. (Piazza San Lorenzo e arredores)

 

Mercato delle Pulci - Para quem adora garimpar o Mercado das Pulgas de Firenze é aberto de 2ª à sáb.  Das 8:30 às 12:30hs e das 15:30 às 19:30hs. (Piazza dei Ciompi)

Fiera   del   Cioccolato      A famosa feira de chocolate artesanal acontece todos os anos no inverno em Firenze, em Janeiro, com  direito à degustação... hummmm! Expositores da mais nobre e deliciosa matéria prima em várias barraquinhas.  A feira é gratuita e o horário das 10 às 22h na Piazza Santa Croce. Site Oficial

 

Festival  della  Creativittá        Arquitetos, urbanistas, engenheiros, publicitários, pensadores, artistas de plantão a nova edição do Festival della Creatività de Firenze,  acontece em Outubro. Bem interessante, é bom para trocar experiências, discutir soluções e ver coisas novas de 1600 artistas de 40 países.  São 40.000 metros quadrados dedicados à arte, à pesquisa, à inovação e à criatividade!  (Fortezza da Basso, perto da estação de Santa Maria Novella)  Site Oficial
D  I  C  A  S        
Vale  a pena comprar tickets antecipados para os museus, já que as filas são enormes!
FIRENZE

PALAZZO VECCHIO (PIAZZA DELLA SIGNORIA)
PALLAZZO PITTI+ GIARDINO DE BOBOLI
FIESOLE – VER ANFITEATRO ROMANO AO AR LIVRE
GALERIA DELLA ACADEMIA (DAVID DI MICHELANGELO)
PAZZALE MICHELANGELO
Museo Médici
IL MUSEO STIBBERT
PALAZZO STROZZI – sempre tem exposições de famosos
Mercado S.Lorenço
MERCADO Della Paglia
Ponte Vecchio

IGREJAS
IL DUOMO DI FIRENZE, para muitos e a Catedral mais linda do mundo, hoje mais que uma igreja e um museu, entre obras de arte e túmulos dos maiores italianos da historia que lã estão sepultados.

SANTA MARIA NOVELLA (Crocifisso Giotto (1288) e capelas de outros como Ghirlandaio, Strozzi, Allori, Bronzino, Naldini, Vasari, Tito e outros famosos da década de 1500).


SAN MARCO (museu tabém)


SAN LORENZO (capela di Médici)


SAN MINIATO AL MONTE


SANTA CROCE (CHIOSTRO)

RESTAURANTES

CLUB CULINARIO TOSCANO DO OSVALDO 


Um dos melhores restaurantes de Firenze, onde se come pratos típicos como a carne fiorentina. 


Piazza dei Peruzzi, 3r(angolo Via dei Benci) - Tel.(39) 055 217919 clubosvaldo@katamail.com


Erótica Pinchiorri
Antinorio

Trattoria Cibreo Sabatini

Café Giacosa-Cavalli é o ponto de encontro dos locais transados,
Procacci tem o melhor mini sanduiche tartufato,
Mangiafoco é um winebar/café transado e

Trattoria Sostanza é simples e frequentada tabém por locais e a comida deliciosa

PASSEIOS:
  • Duomo - tours explicativos de hora em hora
  • Palazzo Pitti - lindamente mobiliado mostra a riqueza das famílias da época..são vários museus em um : Galleria Palatina/Galleria de arte Moderna/ Museo degli Argenti e museu da Porcelana e também os jardins de Boboli
  • Ponte Vecchio
  • Piazza SS Anunziata
  • Accademia -para ver a obra prima de Michelangelo , o DAVI- compre ingresso antes pela internet e pule a fila !! que é enorme... www.florence-museum.comhttp://www.tickitaly.com/tickets/accademia-ticket-booking.php
  • Galeria Uffizzi
  • Palazzo Vecchio
  • Corredor Vassari, passagem particular e secreta entre os plazzos Vecchio e Pitti, foi construída em 1565 para proteção da família Medici -somente visitas agendadas- entrada pela Galleria Uffizi
  • Batistério
  • Igreja Santa Croce, e uma basílica franciscana cuja fachada do sec. 19 não tem nada de excepcional, mas o seu interior é repleto de obras primas.. nesta basílica estão os túmulos de Michelangelo, Galileo e Machiavelli . piazza sta croce 16
  • Capela MEDICI - imperdível.... mausoléu da família Medici
  • Museo Nazionale Del Bagnello- não muito visitado este museu tem esculturas de Donatello, Cellini, Verrochio, Bruneleschi e Michelangelo...Via Del Proconsolo

essas dicas acima são de um grupo que eu faço parte, as minhas em Firenze são:

Restaurantes:

Trattoria 13 Gobbi (bistecca alla fiorentina)
Trattoria 4 Leoni
Trattoria Sostanza
Omero
Aqua al 2
Buca Lapi ( é um dos restaurantes mais antigos da cidade, desde 1880, a bisteca é famosa!!!!)
Sério

Nenhum comentário:

Postar um comentário